Capão da Canoa surgiu em 1900 com o nome de Arroio da Pescaria, época em que os primeiros ranchos começaram a se agrupar à beira-mar. O local abrigava, além de pescadores, alguns aventureiros. Era visitado também por tropeiros, fazendeiros e viajantes.

Em 1º de fevereiro de 1933 foi criado o 6º Distrito de Osório, com o nome de Cornélius, onde se localizava a Vila de Capão da Canoa. Os maiores freqüentadores da praia eram os descendentes das colônias alemãs e italianas. Por volta de 1940, a colônia israelita passou a ter maior presença, com inúmeras famílias vindas da capital. A denominação Capão da Canoa surgiu depois de 1940, originária de uma fazenda da família Nunes, situada junto a Lagoa das Malvas, onde hoje se localiza o Município de Xangri-lá.

Em 1952, a sede do distrito foi transferida para Capão da Canoa. Mais tarde, se firmou como local de veraneio, recebendo os primeiros turistas. No dia 12 de abril de 1982, formalizou a existência do município que, inicialmente possuía 23 balneários e uma extensão de 30 km de praia. Perdeu boa parte de seu território para Xangrilá e hoje possui 11 balneários, com 18,5 km, dividindo-se em 4 distritos: Capão da Canoa, Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim.

Aspectos Econômicos: A principal atividade econômica é a indústria da construção civil, responsável pela geração de emprego. A indústria moveleira opera em função da construção civil. Além disso, há micro indústrias que fazem parte deste contexto.

Aspectos Sociais: SACC - Sociedade Amigos de Capão da Canoa, CCFC - Capão da Canoa Futebol Clube, CNPC - Capão Novo Praia, ECAT - Esporte Clube Arroio Teixeira. Em relação à saúde, a população conta com o Hospital Santa Luzia e com os Postos de Saúde Arroio Teixeira, do Curumim, de Capão Novo, 24 Horas e Unidade Sanitária.

Aspectos Culturais: Casa do Artista Caponense, CTG João Sobrinho - sede, CTG Sentinela do Litoral - Capão Novo, Fundação Pró-Música - Coral Municipal, Associação dos Artesãos de Capão da Canoa.

Principais Meios de Comunicação: Jornais: Costa Mar e Serra, Jornal de Capão, Rota do Mar(Tramandaí), Jornal Revisão(Osório), Jornal Capital das Praias(Tramandaí), A Verdade do Litoral(Regional), Rádio Horizonte(programa diário).

Personalidades Históricas: Angelo Maggi Boffi, Egon Birlem.

Aspectos Turísticos: Lagoa dos Quadros, Mar, Outeiro de Nossa Senhora da Conceição, Calçadão.

População: 31.000 habitantes




Clique sobre as imagens para ampliá-las
Ir para Paseo Kolman Ir para Kolman Negócios Imobiliários
Copyright ® 2002-2004 - Todos os direitos reservados.
Kolman Hotel • RS - Capão da Canoa: Rua Sepé, 1800 • CEP 95555-000 • Reservas: reservas@kolman.com.br • Fone: (51) 3625.2022 e 3625.2021
Desenvolvido por Medialine